CCJ da Assembleia aprova projeto que autoriza convocação de militares da reserva para atuar em conselhos de Justiça

CCJ da Assembleia aprova projeto que autoriza convocação de militares da reserva para atuar em conselhos de Justiça


O projeto agora segue para outras comissões da Assembleia Legislativa

Porto Velho, RO - A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa de Rondônia esteve reunida nesta terça-feira (15) e aprovou o Projeto de Lei 675/2024, de autoria do Poder Executivo, que autoriza a convocação de militares da reserva remunerada para atuar em conselhos disciplinares e em procedimentos apuratórios no âmbito das corporações militares do Estado.

A aprovação do relatório do deputado Pedro Fernandes (PRD) foi por unanimidade.

De acordo com o texto, militares da reserva poderão ser convocados, por ato do governador, para compor Conselhos Especiais de Justiça, Conselhos de Justificação e atuar em inquéritos policiais militares ou sindicâncias, especialmente em casos de falta de oficial da ativa em posto hierárquico superior ao envolvido no processo.

A convocação poderá ser compulsória ou voluntária, dependendo da necessidade administrativa. O projeto detalha que a seleção dos militares da reserva para o Conselho Especial de Justiça será feita por sorteio, em audiência pública presidida por juiz da Auditoria Militar, a partir de listas fornecidas pela Corregedoria das corporações.

O projeto agora segue para outras comissões da Assembleia Legislativa.
Além desse projeto, o presidente da Comissão, Delegado Lucas Torres (PP) fez a distribuição de propostas e designou relatores. Também participaram da reunião os deputados Ismael Crispin (MDB), Pedro Fernandes e Delegado Rodrigo Camargo (Republicanos).

Fonte: ALE/RO

Postar um comentário

0 Comentários