
Acidente em Aquidauana (MS) deixou quatro mortos; criador do conceito de cidades-esponja esteve recentemente na Bienal de São Paulo - © Divulgação
Um avião caiu na noite desta terça-feira (23) na zona rural de Aquidauana, cidade de Mato Grosso do Sul localizada na região do Pantanal, resultando na morte de quatro pessoas. Entre as vítimas está o arquiteto chinês Kongjian Yu, considerado um dos maiores nomes da arquitetura mundial e idealizador do conceito de cidades-esponja, técnica que utiliza vegetação e canais hídricos para revitalizar áreas urbanas e mitigar eventos extremos.
A morte do arquiteto foi confirmada pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU). Kongjian havia participado da abertura da Bienal de São Paulo, onde apresentou projetos baseados em suas ideias inovadoras para cidades sustentáveis.
Segundo a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), a aeronave, fabricada em 1958, estava regular, mas não tinha autorização para voos noturnos nem para operar como táxi aéreo. O avião pertencia a Marcelo Pereira de Barros, que também pilotava a aeronave no momento do acidente.
A Força Aérea Brasileira (FAB) informou que investigadores do Quarto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos já iniciaram os trabalhos de coleta de dados para apurar as causas. A Polícia Civil de Mato Grosso do Sul também foi acionada e enviou peritos criminais ao local.
📲 Para acompanhar mais notícias e atualizações, siga @agencia_rondonia no Instagram
0 Comentários