
O Hospital Filantrópico Santa Marcelina, uma instituição vital para a saúde pública em Rondônia, agradeceu publicamente a intervenção do deputado estadual Delegado Camargo. A atuação do parlamentar resultou no compromisso do Governo do Estado em pagar uma dívida de quase R$ 6 milhões com o hospital, que estava à beira de uma crise
Por quatro meses, a falta de repasses da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) levou o Hospital Santa Marcelina a uma situação crítica. A instituição, que é referência em atendimento filantrópico em Porto Velho há 49 anos, viu seus serviços essenciais comprometidos, com a ameaça real de fechamento.
A crise se aprofundou com o rompimento unilateral de contratos, como o de oftalmologia, o que prejudicou diretamente pacientes que dependem do hospital. A diretora da unidade, irmã Lina Ambiel, destacou a atuação do deputado Delegado Camargo (Republicanos), que "dedicou parte de seu tempo para nos ouvir e conhecer de perto a realidade do nosso hospital".
Ação Parlamentar e o Resultado Imediato
O deputado Delegado Camargo constatou o grave problema e levou o caso à tona em um programa de TV e em uma sessão da Assembleia Legislativa. A pressão resultou em uma reunião com representantes da Sesau e da direção do Santa Marcelina, onde o parlamentar exigiu providências imediatas.
Como resultado, o Governo de Rondônia se comprometeu a quitar a dívida acumulada de quase R$ 6 milhões com o hospital até o dia 30 de setembro. "Não estamos tratando somente de números, mas de vidas", declarou o deputado, ressaltando a importância de fiscalizar e garantir que a população não seja prejudicada.
A regularização dos repasses representa um alívio fundamental para a instituição, que realiza milhares de atendimentos mensais. A solução para a crise garante a continuidade dos serviços do Santa Marcelina e traz mais tranquilidade para os pacientes que dependem da rede pública de saúde de Rondônia.
0 Comentários