Agência Rondônia

Operação nos EUA prende centenas de trabalhadores da fábrica da Hyundai na Geórgia

Operação nos EUA prende centenas de trabalhadores da fábrica da Hyundai na Geórgia


© <p>Getty Images</p>

Nesta sexta-feira (5), uma megaoperação das autoridades americanas resultou na prisão de centenas de trabalhadores da nova fábrica da Hyundai na Geórgia, destinada à produção de baterias para veículos elétricos em parceria com a LG Energy Solution. As obras, previstas para serem concluídas ainda este ano, foram paralisadas.

De acordo com o Korea Economic Daily, cerca de 560 funcionários foram detidos, incluindo aproximadamente 300 cidadãos sul-coreanos. Já o The New York Times informou que entre os presos estão também executivos ligados à Hyundai e à LG.

A ação foi coordenada pelo Departamento de Segurança Interna dos EUA (DHS) e outras agências, com autorização judicial, em meio a uma investigação sobre práticas trabalhistas ilegais. O escritório de Atlanta do Departamento de Justiça comunicou que 475 imigrantes ilegais foram detidos.

O governo da Coreia do Sul confirmou que seus cidadãos estão sob custódia do Serviço de Imigração e Alfândegas dos EUA e cobrou respeito às atividades econômicas das empresas do país.

O episódio acontece em meio a um contexto delicado das relações entre EUA e Coreia do Sul, marcado por tensões comerciais e pela política migratória mais rígida implementada pelo presidente Donald Trump, que já resultou em milhares de detenções e deportações desde sua volta à Casa Branca.

Postar um comentário

0 Comentários