
Outros quatro governadores de direita também aparecem nas sondagens sobre a eleição presidencial, assim como Ciro Gomes e Pablo Marçal
O presidente Lula (PT) venceria eventuais disputas eleitorais para o Planalto em 2026 contra a ex-primeira dama Michelle Bolsonaro (PL) e o governador de São Paulo Tarcísio de Freitas (Republicanos). A conclusão é da nova pesquisa AtlasIntel, divulgada nesta quarta-feira 17.
Segundo o levantamento, Lula superaria a dupla da direita por mais de 17 pontos percentuais.
A pesquisa ainda testou o desempenho de cinco governadores de direita que tentam emplacar uma candidatura ao Planalto. Ciro Gomes (PDT) e o inelegível Pablo Marçal (PRTB) também foram monitorados. Veja os cenários:
Cenário 1
- Lula (PT) – 48,2%
- Tarcísio de Freitas (Republicanos) – 30,4%
- Não sei/Branco/Nulo – 5,7%
- Ciro Gomes (PDT) – 4,3%
- Ronaldo Caiado (União) – 3,7%
- Romeu Zema (Novo) – 3%
- Ratinho Jr. (PSD) – 2,6%
- Pablo Marçal (PRTB) – 1,1%
- Eduardo Leite (PSD) – 0,9%
Cenário 2
- Lula (PT) – 50,2%
- Michelle Bolsonaro (PL) – 33%
- Romeu Zema (Novo) – 5,8%
- Ratinho Jr. (PSD) – 3,7%
- Ronaldo Caiado (União) – 2,3%
- Ciro Gomes (PDT) – 2,1%
- Não sei/Branco/Nulo – 1,3%
- Eduardo Leite (PSD) – 0,9%
- Pablo Marçal (PRTB) – 0,5%
E Jair Bolsonaro?
Apesar de condenado e inelegível, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) aparece em um terceiro cenário testado pela AtlasIntel. A candidatura – que terá dificuldades políticas e jurídicas para sair do papel – aparece quando o levantamento questiona eleitores sobre o voto em 2026 se os candidatos fossem os mesmos de 2022.
O ex-capitão, neste caso, seria superado por uma diferença de seis pontos percentuais. A distância, aliás, é maior do que a registrada no levantamento anterior. Confira:

Os dados, convém registrar, foram coletados no período entre 10 de setembro, um dia antes da condenação de Bolsonaro a 27 anos e 3 meses de prisão por crimes contra a democracia, e 14 de setembro, três dias depois da sentença proferida pela Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal.
Cenário sem Lula e Bolsonaro
A pesquisa ainda testou um cenário em Lula não é o candidato do PT em 2026. O substituto listado é o ministro da Fazenda Fernando Haddad, colocado para disputar contra Tarcísio de Freitas no lugar de Jair Bolsonaro. Quatro governadores da direita, Ciro Gomes e Pablo Marçal novamente fecham a lista de opções. O petista lidera. Veja:
Cenário sem Lula e Bolsonaro
- Fernando Haddad (PT) – 37,6%
- Tarcísio de Freitas (Republicanos) – 31,3%
- Não sei/Branco/Nulo – 11,2%
- Ciro Gomes (PDT) – 8,7%
- Ronaldo Caiado (União) – 3,7%
- Romeu Zema (Novo) – 3,2%
- Ratinho Jr. (PSD) – 2,5%
- Eduardo Leite (PSD) – 1,1%
- Pablo Marçal (PRTB) – 0,8%
Segundo turno
O levantamento sobre 2026, por fim, monitorou sete cenários de segundo turno entre Lula e outro candidato da direita. O petista, segundo a pesquisa, venceria todos os adversários com certa facilidade. Veja os resultados:

A pesquisa AtlasIntel foi feita em parceria com a Bloomberg e contou com 7.291 entrevistas, realizadas pela internet no método do recrutamento digital aleatório. A margem de erro é de apenas um ponto percentual, para mais ou para menos.
Fonte: Carta Capital
0 Comentários