
Segurados têm 30 dias para regularizar a situação; procedimento pode ser feito pelo aplicativo Meu INSS, pelo banco ou presencialmente - (foto © Joédson Alves/Agência Brasil)
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) convocou quatro milhões de beneficiários para realizarem a prova de vida, sob risco de bloqueio do benefício. Segundo o órgão, todos os segurados foram notificados por meio do aplicativo Meu INSS ou pelo extrato bancário da conta onde recebem o pagamento.
De acordo com o INSS, a convocação foi direcionada apenas aos segurados cuja comprovação de vida não pôde ser feita automaticamente pelo sistema. A partir da data do aviso, o prazo para regularização é de 30 dias.
Como fazer a prova de vida
O instituto divulgou um passo a passo para quem precisa realizar o procedimento:
Acesse o site ou aplicativo Meu INSS, faça login e siga as instruções para o reconhecimento facial, se solicitado;
Verifique se o seu banco oferece a opção online — em algumas instituições, a prova de vida pode ser feita diretamente pelo aplicativo ou site bancário;
Caso prefira, o beneficiário pode comparecer pessoalmente à agência bancária responsável pelo pagamento, apresentando documento oficial com foto.
Quem precisa fazer
Mesmo com o sistema automático, o INSS informa que alguns beneficiários ainda precisam realizar o processo manualmente. Isso ocorre quando o cruzamento de dados não confirma a movimentação que comprove a vida do segurado.
O procedimento pode ser feito pelo Meu INSS, pelo site ou aplicativo do banco, ou de forma presencial.
Importância da comprovação
A prova de vida é obrigatória e tem o objetivo de garantir que o beneficiário continue recebendo o pagamento de forma correta, evitando fraudes e pagamentos indevidos. O processo também protege os recursos públicos e assegura que o dinheiro vá para quem realmente tem direito.
Alerta contra golpes
O INSS alertou aposentados e pensionistas para que não caiam em golpes. O órgão não envia mensagens por WhatsApp, SMS ou aplicativos ameaçando o bloqueio do benefício, nem solicita dados pessoais por telefone.
Além disso, nenhum servidor do INSS realiza visitas domiciliares para coletar documentos ou fazer a prova de vida.
Em caso de dúvida, os segurados devem buscar informações pelos canais oficiais:
- Site: gov.br/inss
- Aplicativo: Meu INSS
- Central 135: funcionamento de segunda a sábado, das 7h às 22h.
👉 Siga @agencia_rondonia para mais notícias e atualizações.
📲 Entre também no nosso grupo de WhatsApp e receba notícias em tempo real: Clique aqui para participar.
0 Comentários