
Atualização nas regras afetará motoristas de todo o país; Renault Logan e outros modelos populares serão excluídos das opções premium - foto © PixaBay
O aplicativo de transporte Uber anunciou mudanças importantes nas suas categorias premium — Comfort e Black, que passam a valer a partir de 2026. A empresa divulgou uma lista de veículos que não serão mais aceitos para corridas nessas modalidades, mesmo que ainda estejam dentro do prazo de uso permitido.
Entre os modelos que serão excluídos do Comfort, o Renault Logan é o principal afetado: nenhum veículo desse modelo será aceito, independentemente do ano de fabricação, a partir de 6 de julho de 2026.
Já na categoria Uber Black, as restrições começam em 5 de janeiro de 2026, e incluem os seguintes modelos:
- Renault Kardian
- Citroën Basalt
- Chery Tiggo 3 e 3X
- Peugeot E-2008
- Hyundai Kona Hybrid
- JAC Motors J3 Turin e iEV 40
A Uber também informou que determinados anos de fabricação de outros veículos serão desclassificados, de acordo com regras específicas por estado. A tabela completa, dividida por região, foi disponibilizada pela empresa em seu site oficial.
Requisitos para manter-se nas categorias premium
Para atuar na categoria Uber Comfort, o motorista precisa:
- Ter mais de 100 viagens concluídas (exceto em Uber Moto, Envios Moto ou Uber Táxi);
- Usar carro com ar-condicionado e quatro portas;
- Manter nota mínima de 4,85 nas cidades de Brasília (DF), Curitiba (PR), Londrina (PR), Joinville (SC), Porto Alegre (RS) e Caxias do Sul (RS);
- Nas demais cidades, a nota mínima exigida é 4,80.
Já no Uber Black, além dos mesmos critérios, o carro deve ter cores específicas — preto, chumbo, prata, cinza, azul-marinho, marrom ou branco — e a nota mínima do motorista é 4,85 em qualquer cidade.
Atualização e penalidades
Segundo a Uber, a revisão da lista é feita periodicamente, levando em conta as preferências dos usuários quanto ao conforto, aparência e desempenho dos veículos.
A empresa também alerta que motoristas com nota abaixo do exigido receberão um aviso e terão 70 viagens para melhorar a avaliação. Caso não alcancem a média mínima, perderão o acesso às categorias premium.
Na categoria Uber X, as regras continuam seguindo as leis municipais, como o limite de dez anos de fabricação vigente em cidades como Brasília, Fortaleza, São Paulo e Campinas — o que exclui veículos fabricados até 2015.
👉 Siga @agencia_rondonia para mais notícias e atualizações sobre mobilidade e economia.
📲 Entre também no nosso grupo de WhatsApp e receba notícias em tempo real: Clique aqui para participar
0 Comentários