
Ministro do STF aparece na categoria “Heróis” por sua atuação em defesa da democracia e enfrentamento a ataques institucionais (foto Foto: Gustavo Moreno/STF)
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), foi escolhido pelo jornal britânico Financial Times como uma das 25 pessoas mais influentes do mundo em 2025. A lista, divulgada nesta sexta-feira (5), destaca personalidades globais que tiveram impacto significativo ao longo do ano.
Moraes é o único brasileiro presente na “Influence List 2025”, figurando na categoria “Heróis”. Segundo o Financial Times, o ministro se tornou um símbolo internacional de defesa da democracia ao enfrentar a tentativa de golpe de Estado ocorrida em 8 de janeiro de 2023.
Ele também foi o relator da ação que condenou e prendeu o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e militares de alta patente, em um julgamento descrito pelo jornal como “público e transparente”.
O perfil de Moraes publicado pelo FT foi escrito pela historiadora e antropóloga Lilia Moritz Schwarcz, que destacou que a atuação do ministro ganhou relevância em um momento em que Supremas Cortes de outros países “capitularam diante do poder de autocratas”.
A análise também aponta que, embora sua postura firme seja reconhecida como essencial na proteção das instituições democráticas, o uso de instrumentos jurídicos excepcionais gera debates sobre limites e eventuais excessos. “Em democracias, o poder deve sempre estar sujeito a contrapesos”, diz o texto.
A seleção do Financial Times foi elaborada a partir de indicações de repórteres, colunistas e editores do jornal, respondendo à pergunta: “Quem realmente fez diferença neste ano?”. A lista reúne nomes das áreas de política, cultura, negócios e esportes, divididos nas categorias “Criadores”, “Líderes” e “Heróis”.
👉 Siga @agencia_rondonia para mais notícias e atualizações.
📲 Entre também no nosso grupo de WhatsApp e receba notícias em tempo real: Clique aqui para participar.
0 Comentários