Banda do Vai Quem Quer arrasta mais de 200 mil foliões e transforma o Carnaval de Porto Velho


Considerada Patrimônio Cultural e Imaterial, a Banda do Vai Quem Quer levou alegria, organização e mensagens de conscientização às ruas da capital rondoniense

O sábado (14) de Carnaval entrou para a história de Porto Velho com o desfile da Banda do Vai Quem Quer, maior bloco carnavalesco da Amazônia. Mais de 200 mil foliões acompanharam os trios elétricos pelas principais vias do Centro, em uma festa marcada por organização, segurança, campanhas de conscientização e valorização da cultura popular.

Emoção e tradição para os foliões

Moradora de Porto Velho há 15 anos, Ariene Rodrigues chegou cedo e se preparou durante toda a semana para acompanhar o desfile. “Sou apaixonada pelo Carnaval. A Banda é um marco para mim, parece que o ano começa agora. Está tudo muito organizado, maravilhoso”, afirmou.

Já o portovelhense Hector Molino, que atualmente mora em Belém, fez questão de retornar à capital exclusivamente para o evento.

“Sempre volto para a Banda do Vai Quem Quer e para os blocos tradicionais. A organização está excelente. Nos organizamos há dois meses para vir fantasiados de Shrek, Fiona e toda a turma”, contou, animado.
 
Patrimônio cultural e multidão nas ruas

Reconhecida como Patrimônio Cultural e Imaterial de Porto Velho e de Rondônia, a Banda percorreu as ruas Carlos Gomes, Joaquim Nabuco e a Avenida 7 de Setembro, com dispersão no cruzamento com a Rua Rogério Weber. A concentração ocorreu na Praça das Três Caixas D’Água, um dos principais monumentos históricos da capital.

O desfile transformou as ruas em um verdadeiro mar de cores, fantasias, música e alegria, consolidando o evento como uma das maiores manifestações culturais do Norte do Brasil.

Estrutura e atuação integrada

Para garantir um Carnaval seguro e organizado, a Prefeitura de Porto Velho mobilizou uma ampla estrutura, com ações de segurança, organização do trânsito, saúde, assistência social e campanhas de conscientização.

O trabalho contou com a atuação integrada da Fundação Cultural, Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito e Mobilidade (Semtran), Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), Secretaria Municipal de Inclusão e Assistência Social (Semias), Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulheres (CPPM) e reforço da Atividade Delegada da Polícia Militar.

O prefeito Léo Moraes destacou a importância do evento e das mensagens levadas à avenida.

“A Siça honra o legado do general Manelão e amplia essas fronteiras com mensagens de responsabilidade. ‘Não é não’. Respeito às mulheres. Quem agir diferente precisa responder pelo rigor da lei. A Prefeitura está inteiramente à disposição, em reconhecimento à maior banda do Norte do país, expressão máxima artística e cultural de Porto Velho e de Rondônia”, declarou.
 
Conscientização e legado

A Banda levou para a avenida uma campanha voltada ao ano eleitoral de 2026, com o slogan: “Para o Brasil continuar contente, vote consciente”. Presidente do bloco, Siça Andrade, filha do fundador Manoel Mendonça, o Manelão, ressaltou a relevância das ações de conscientização contra o assédio e a violência.

“Eu não tinha noção do alcance e do peso dessa campanha na vida das pessoas. Foi muito gratificante e emocionante. Todos se empenharam muito para este Carnaval, especialmente a Prefeitura, que nos dá o decreto e libera o uso das vias. Sou muito grata”, afirmou.
 
Impacto econômico e turístico

Além da cultura e da diversão, o Carnaval também movimenta a economia local. O secretário municipal de Turismo, Esporte e Lazer, Paulo Moraes Júnior, destacou que o evento gera renda e oportunidades.

“A Banda do Vai Quem Quer é a maior manifestação cultural da Região Norte. Isso é turismo, economia aquecida, bares e restaurantes lotados e ambulantes trabalhando. Vamos curtir com responsabilidade”, enfatizou.

Com tradição, organização e forte participação popular, a Banda do Vai Quem Quer reafirmou em 2026 seu papel como símbolo cultural de Porto Velho e orgulho de Rondônia.


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Publicidade

Grupo