
Representantes do município participaram de painéis sobre comunicação no controle interno, auditoria e combate ao assédio moral no serviço público
A Controladoria-Geral do Município (CGM) de Porto Velho participou da 58ª Reunião Técnica do Conselho Nacional dos Organismos de Controle Interno (Conaci), realizada em Porto Alegre, ampliando o intercâmbio de experiências e o acesso a práticas voltadas à modernização da administração pública.
Representando a capital rondoniense, estiveram presentes o controlador-geral do município, Jonhy Milson Oliveira Martins, e a chefe da Assessoria Técnica de Controle, Taísa Souza. O encontro reuniu lideranças de órgãos de controle interno de todo o país para discutir estratégias voltadas ao fortalecimento da transparência, integridade institucional e melhoria dos ambientes de trabalho.
Comunicação aplicada ao controle interno
Entre os temas centrais da programação esteve o painel “Comunicação no Controle Interno e na Auditoria”, que abordou novas formas de atuação dos órgãos de controle com foco na prevenção, orientação técnica e aproximação com gestores e sociedade.
Durante as atividades, foram debatidas estratégias para tornar os processos de auditoria mais eficientes e colaborativos, incluindo a aplicação da comunicação não violenta como instrumento para reduzir conflitos e ampliar a efetividade das recomendações emitidas pelos órgãos de controle.
Para a chefe da Assessoria Técnica de Controle da CGM, Taísa Souza, a atualização constante dos métodos de trabalho fortalece os resultados da administração pública.
“Modernizar o controle interno exige aprimorar a forma como nos comunicamos. A auditoria não deve ser vista como uma barreira, mas como uma parceira estratégica que orienta o gestor. Absorver essas práticas de comunicação não violenta nos ajuda a implementar um controle muito mais preventivo e eficiente em Porto Velho”, destacou.
Porto Velho participa de debate sobre assédio moral
Um dos destaques da participação da delegação rondoniense foi o convite ao controlador-geral Jonhy Milson Oliveira Martins para integrar a dinâmica “Controle na Mesa”, espaço voltado ao debate técnico entre especialistas do setor.
O tema discutido foi o enfrentamento ao assédio moral no serviço público e o papel dos órgãos de controle na prevenção e no tratamento de práticas abusivas no ambiente institucional.
Durante o encontro, foram compartilhadas experiências e modelos de atuação voltados ao fortalecimento das ações de correição, integridade e valorização dos servidores públicos.
Ao avaliar a participação no evento, Jonhy Milson afirmou que o intercâmbio técnico contribui diretamente para o aprimoramento das políticas públicas locais.
“O assédio moral corrói a administração pública, adoece o servidor e destrói a produtividade. Debater esse tema com especialistas nos dá embasamento para fortalecer as ações de correição e compliance que já estamos desenvolvendo em Porto Velho. Saímos daqui com ferramentas consolidadas para garantir um ambiente de trabalho cada vez mais ético, seguro e respeitoso para todos”, afirmou.
O prefeito Léo Moraes também destacou a importância da presença institucional da capital em fóruns nacionais voltados à governança pública.
“A Prefeitura de Porto Velho tem trabalhado para fortalecer uma gestão baseada em ética, transparência e respeito às pessoas. A atuação da CGM em espaços nacionais como este demonstra que estamos no caminho certo, aprimorando nossos mecanismos de controle e valorizando o servidor público”, afirmou.
A participação da Controladoria-Geral do Município na 58ª Reunião Técnica do Conaci reforça o alinhamento de Porto Velho com práticas contemporâneas de governança, integridade institucional e aperfeiçoamento da gestão pública.
Tags
Porto Velho