O que é o “choque” que sentimos quando tocamos alguém?

O que é o “choque” que sentimos quando tocamos alguém?


Choque quando tocamos alguém

Porto Velho, RO - Praticamente todo mundo já sentiu um choque quanto tocou uma outra pessoa ou alguma superfície metálica. Mesmo que seja uma coisa conhecida pelas pessoas quando acontece ainda causa um desconforto e uma surpresa. Além disso, muitas pessoas não sabem o que esse choque quando tocamos alguém.

Ele acontece por conta da eletricidade estática, que é um processo natural que acontece de forma constante ao redor das pessoas, mesmo sem elas perceberem. Essa eletricidade é resultado do acúmulo de cargas elétricas em um corpo e acontece quando existe um desequilíbrio entre os prótons, que são cargas positivas, e os elétrons, cargas negativas, nos átomos da matéria.

Alguns simples movimentos que fazem dois materiais diferentes entrarem em contato pode provocar a transferência de elétrons de um material para outro, como por exemplo, caminhar de meias em um tapete ou vestir uma blusa de lã. Quando isso acontece, um dos materiais fica carregado positivamente e o outro negativamente.

Essas cargas acumuladas não são dissipadas de forma imediata, principalmente em locais com o ar seco. Então, os corpos guardam essa energia até que achem um lugar para se descarregar.

O corpo humano é um ótimo condutor de eletricidade, então, quando uma pessoa acumula elétrons e toca em um objeto que seja condutor ou em alguém que esteja com carga diferente, as cargas se redistribuem de forma rápida e provocam uma pequena corrente elétrica. Com isso acontece uma transferência súbita e a pessoa sente o choque.

Sentir choque quando tocamos alguém é mais frequente nos lugares com baixa umidade porque o ar seco deixa mais difícil para as cargas acumuladas se dispersarem. Logo, elas ficam por mais tempo no corpo das pessoas até que elas encontrem algum ponto de descarga, que pode ser o dedo de outra pessoa.

No momento que alguém toca outra pessoa e uma delas está carregada eletricamente os elétrons se redistribuem e de forma rápida. Mesmo que essa corrente criada seja bem pequena e não represente nenhum risco, ela é capaz de ativar os receptores sensoriais e causar a sensação de choque. E em determinados casos, ela até cria pequenas faíscas e sons de estalo.

Fonte: Fatos Desconhecidos

Postar um comentário

0 Comentários