Quanto custaria um Fusca 1985 com a inflação nos dias atuais?

Quanto custaria um Fusca 1985 com a inflação nos dias atuais?


Fusca 1985 custaria hoje

Porto Velho, RO - Um dos carros de maior sucesso no mundo é o Fusca, da Volkswagen, com mais de 21 milhões de exemplares produzidos. O Brasil é o terceiro país onde existem mais Fuscas, ficando atrás apenas da Alemanha e dos EUA. Para se ter uma noção , nós temos aproximadamente três milhões desse modelo. Mesmo sendo um carro antigo, ele tem seu lugar na história e ainda é objeto de desejo das pessoas. Mas quanto será que custaria um Fusca 1985 com a inflação nos dias atuais?

O Fusca marcou a década de 1980 por conta da sua acessibilidade, sendo em 1985 um dos automóveis mais vendidos e mais baratos do Brasil, com versões como o Fusca 1300 e o Fusca 1600. Contudo, isso era a realidade algumas décadas atrás. No cenário atual, onde os valores dos automóveis estão bem altos, quanto será que o Fusca 1985 custaria?

Na época, o modelo custava por volta dos R$ 4,4 mil, com o valor já convertido para real. A versão mais básica tinha um motor de 1300 cc. Para saber quanto o modelo custaria nos dias atuais é necessário levar em consideração a inflação acumulada desde 1985 até hoje.

Para isso, o melhor índice que reflete a variação de preços no nosso país é o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). O resultado mostra que, hoje em dia, o Fusca 1985 custaria R$ 62.500, mais de 14 vezes o preço em seu lançamento.

De acordo com dados do IBGE, nesses quase 40 anos, a inflação acumulada passa os milhares porcento, o que quer dizer que um automóvel que custava o referente a 10 salários mínimos na época, atualmente sairia por dezenas de vezes esse valor.

Fonte: Fatos Desconhecidos

Postar um comentário

0 Comentários