Bolsonaro tenta conter Eduardo, mas deputado amplia ataques e lança pré-candidatura

Bolsonaro tenta conter Eduardo, mas deputado amplia ataques e lança pré-candidatura


Ex-presidente pede aliados para acalmar filho, mas Eduardo Bolsonaro desafia STF, PL e até o próprio pai - © REUTERS/Adriano Machado

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) tem buscado conter a postura do filho Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que vem ampliando ataques públicos e pode atrapalhar negociações em torno de uma possível anistia e da redução de penas. Apesar dos recados transmitidos por aliados, o deputado tem ignorado os pedidos e intensificado as críticas contra o Supremo Tribunal Federal (STF), o Centrão e até o comando de seu próprio partido.

Impedido de manter contato direto por decisão do ministro Alexandre de Moraes, Bolsonaro recorreu a interlocutores, como o deputado Sóstenes Cavalcante (PL-SP), para tentar acalmar o filho. Sóstenes, no entanto, nega ter se encontrado com Eduardo, que segue nos Estados Unidos.

A reação do parlamentar, porém, foi de confronto. Em suas redes sociais, Eduardo afirmou que seu pai estaria “sob coação” e acusou setores políticos de tentarem impor ao ex-presidente o apoio a outro candidato em 2026. Segundo ele, essa estratégia poderia enfraquecer o bolsonarismo.

Além disso, o deputado se lançou como pré-candidato à Presidência da República sem o aval do pai. Em discursos recentes, chamou ministros do STF de “mafiosos”, comemorou sanções contra a esposa de Alexandre de Moraes e criticou o presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto. Eduardo disse que não abrirá mão de sua trajetória política para “trocar afagos mentirosos com víboras” ou “se submeter a esquemas espúrios”.

Nas últimas semanas, o tom do discurso endureceu ainda mais. Eduardo reforçou que disputará a eleição presidencial, mesmo que isso signifique enfrentar nomes como o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas. Para aliados nos Estados Unidos, Jair Bolsonaro estaria fragilizado para tomar decisões, enquanto o filho tenta ocupar espaço político em meio à crise.

👉 Para mais notícias e atualizações, siga nossa página no Instagram: @agencia_rondonia

Postar um comentário

0 Comentários