Wagner Moura critica cobrança para artistas se posicionarem politicamente

Wagner Moura critica cobrança para artistas se posicionarem politicamente


Ator defende liberdade individual, diz que arte é política por natureza e reforça apoio à democracia - © Getty

O ator Wagner Moura, 49 anos, afirmou ser contra a cobrança exagerada para que artistas se manifestem politicamente nas redes sociais. Em entrevista ao jornal O Globo, o intérprete destacou que, embora nunca tenha se omitido, entende quem prefere não expor suas opiniões.

“Tenho resistência à cobrança para que artistas se posicionem. Ninguém tem que falar, porque, quando fala, tem que segurar o rojão. Não é pra todo mundo”, disse Moura, lembrando que recebe muitas críticas por assumir publicamente sua ideologia política.

O ator também ressaltou que, para ele, toda forma de arte é política, ainda que não seja a intenção explícita do artista. “Vamos bulir com alguma coisa dentro de você, transformar, fazer pensar. Isso é política no meu jeito de ver. Todos os meus personagens são eu, as minhas emoções, como vejo as coisas. O que a gente vê na arte não é política. Ela está por trás.”

Moura acrescentou que o primeiro passo é mostrar o lado humano. “Se me ponho vulnerável, se me exponho de forma que a pessoa consegue se ver, começa o jogo. Ela vai ver, a partir desse caminho, os aspectos políticos. Primeiro tem que ter a gente, senão vira uma coisa chata de gente falando de política.”

Politicamente identificado com a esquerda, Wagner Moura participou na semana passada de um ato em Salvador (BA) contra as PECs da Blindagem e da Anistia, ocasião em que subiu em um trio elétrico e cantou ao lado da cantora Daniela Mercury. O ator também reforça, em diversas ocasiões, sua defesa da democracia.

👉 Para mais notícias de cultura e política, siga nossa página no Instagram:  @agencia_rondonia

Postar um comentário

0 Comentários