Banco Central anuncia bloqueio de chaves Pix ligadas a golpes e fraudes

Banco Central anuncia bloqueio de chaves Pix ligadas a golpes e fraudes


Nova medida de segurança começa neste sábado (4) e visa reforçar a proteção dos usuários do sistema financeiro - © Shutterstock

O Banco Central (BC) anunciou que, a partir deste sábado (4), passará a bloquear chaves Pix identificadas como usadas em golpes e fraudes. A medida busca fortalecer a segurança do sistema e proteger os usuários de transferências indevidas.

A decisão foi discutida durante reunião do Fórum Pix, realizada na última quinta-feira (2), com representantes do sistema financeiro e da sociedade civil. O novo mecanismo prevê que, sempre que uma chave Pix vinculada a um usuário marcado como fraudador for consultada, o sistema do BC indicará um erro, impedindo a conclusão da transferência para aquela conta.

A medida, no entanto, se aplica apenas a chaves registradas em instituições que tenham identificado o usuário como envolvido em fraude. Assim, se um CPF estiver marcado em um banco, mas não em outro, apenas as transações relacionadas à instituição onde há o registro serão bloqueadas.
Regras mais rígidas e combate a brechas

Na semana passada, o BC já havia anunciado mudanças no regulamento do Pix, impondo regras mais severas de penalidade. As instituições que marcarem uma transação como fraudulenta deverão bloquear transferências e impedir a portabilidade da conta suspeita.

O objetivo é evitar que fraudadores migrem para outras instituições e continuem atuando. A nova norma também se soma a medidas de combate a ataques cibernéticos, que neste ano já causaram desvios estimados em R$ 1,5 bilhão — dos quais cerca de R$ 850 milhões foram recuperados.

O Banco Central reforça que a ação faz parte de um plano contínuo de aperfeiçoamento da segurança digital, garantindo maior proteção aos mais de 160 milhões de usuários do Pix em todo o país.

👉 Para mais notícias e atualizações em tempo real, siga @agencia_rondonia
👉 Entre no nosso grupo de WhatsApp e receba as principais manchetes do dia: clique aqui


Postar um comentário

0 Comentários