
Levantamento Big Data/Real Time revela cenários com disputas acirradas e aponta indefinições entre os principais nomes da política estadual
Se a eleição para o Senado fosse realizada hoje, as duas vagas em disputa em Rondônia seriam ocupadas pelo governador Marcos Rocha e pela deputada federal Sílvia Cristina. É o que indica a pesquisa Big Data/Real Time, instituto que tem ganhado credibilidade nacional pelo histórico de acertos em previsões eleitorais.
No principal cenário apresentado pelo levantamento, Marcos Rocha aparece com 24% das intenções de voto, seguido de perto por Sílvia Cristina, com 21%. A pesquisa também trouxe surpresas relevantes, como o desempenho do bolsonarista Bruno Scheid, de Ji-Paraná, que surge em terceiro lugar, com 16%, superando nomes tradicionais da política rondoniense.
Entre os candidatos que aparecem atrás de Scheid estão o senador e ex-governador Confúcio Moura, com 14%, e o ex-senador Acir Gurgacz, que soma apenas 4% das intenções de voto. Outro destaque do levantamento é o deputado Delegado Camargo, que registra 9%.
Em um cenário alternativo, caso o deputado federal Fernando Máximo confirme candidatura ao Senado, ele aparece tecnicamente empatado com Marcos Rocha, ficando três pontos à frente de Sílvia Cristina e também de Marcos Rogério, caso este opte por disputar uma vaga no Senado. Em todos os cenários analisados, Marcos Rocha figura sempre em primeiro ou segundo lugar, empatado tecnicamente com o líder.
O governador tem prazo até 4 de abril para decidir se renuncia ao cargo para concorrer ao Senado ou se permanece no mandato até 31 de dezembro. Apesar da boa posição nas pesquisas, Rocha ainda não confirmou oficialmente sua candidatura.
O cenário, no entanto, segue marcado por incertezas. Até o momento, apenas as candidaturas de Sílvia Cristina e Bruno Scheid são consideradas consolidadas entre os nomes com reais chances. Marcos Rocha e Fernando Máximo ainda não bateram o martelo.
Confúcio Moura também não oficializou sua decisão, embora haja indicação de que prefira disputar a reeleição ao Governo do Estado. Acir Gurgacz ainda não anunciou candidatura, e Marcos Rogério deve confirmar nos próximos dias que concorrerá ao Governo de Rondônia, e não à reeleição ao Senado.
Com tantas indefinições, o cenário eleitoral para 2026 permanece em aberto, indicando que ainda há muito a ser definido até a formação final das chapas e a consolidação das candidaturas.
👉 Siga @agencia_rondonia para mais notícias e atualizações.
📲 Entre também no nosso grupo de WhatsApp e receba notícias em tempo real:
👉 https://chat.whatsapp.com/Kh5HlXUq9wDKVnxDTFMe4f?mode=ems_copy_t
0 Comentários