
Ação integra programação promovida pelo Governo do Estado e reforça o combate ao tráfico de entorpecentes e a conscientização da população
Como parte da programação da 28ª Semana Nacional e da 6ª Semana Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas, o Governo de Rondônia realizou, nesta quinta-feira (25), a incineração de 321 quilos de entorpecentes apreendidos em operações de combate ao tráfico de drogas. A ação foi coordenada pela Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania, por meio da Polícia Civil de Rondônia.
A programação acontece entre os dias 22 e 26 de junho e é promovida pelo Governo do Estado, por intermédio do Conselho Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas, em parceria com as dez Secretarias Executivas Regionais. Durante a semana, diversas instituições públicas e privadas desenvolvem atividades educativas e preventivas em vários municípios rondonienses.
As ações incluem palestras, campanhas de conscientização e atividades voltadas ao enfrentamento às drogas, envolvendo estudantes, famílias e representantes da sociedade civil.
Mais de 300 quilos de drogas destruídos
Segundo a delegada da 2ª Delegacia de Repressão ao Narcotráfico, Simone Barbieri, foram destruídos 26 quilos de cocaína e 295 quilos de maconha, totalizando 321 quilos de entorpecentes.
De acordo com a delegada, o procedimento de incineração ocorre, em média, a cada 40 dias e é realizado em uma cerâmica localizada em Porto Velho, seguindo rigorosamente os protocolos legais e de segurança estabelecidos para esse tipo de operação.
Prevenção e repressão caminham juntas
O presidente do Conepod, David Inácio, destacou que a Semana Nacional e a Semana Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas são importantes instrumentos de mobilização social e conscientização da população.
Segundo ele, o enfrentamento ao tráfico e a prevenção ao uso de drogas ocorrem de forma permanente, por meio da atuação integrada entre órgãos governamentais, forças de segurança, entidades da sociedade civil organizada e iniciativa privada.
“O trabalho de prevenção, orientação e repressão ao tráfico acontece durante todo o ano por meio da atuação conjunta das instituições governamentais, forças de segurança, entidades da sociedade civil organizada e iniciativa privada. As campanhas fortalecem a mensagem preventiva, mas as ações de enfrentamento às drogas são permanentes e envolvem diversos setores comprometidos com a proteção da vida”, ressaltou.
Integração entre instituições
A incineração contou ainda com a participação de servidores do Conepod, do assessor da Secretaria Executiva Regional de Porto Velho, Dabson Bueno da Silva, além de representantes de diversas instituições ligadas à segurança pública.
A presença dos órgãos reforçou o caráter integrado das ações desenvolvidas durante a 28ª Semana Nacional e a 6ª Semana Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas, fortalecendo as estratégias de conscientização, prevenção e combate ao tráfico de entorpecentes em Rondônia.
Segundo o Governo do Estado, as atividades realizadas ao longo da semana têm como objetivo ampliar o diálogo com a sociedade sobre os impactos causados pelo uso e pelo tráfico de drogas, incentivando ações de prevenção e fortalecendo a rede de proteção à população, especialmente crianças e jovens.
Tags
Destaque