José Guedes deixa o PSDB de Rondônia após longa trajetória e lembra apoio de Mário Covas

José Guedes deixa o PSDB de Rondônia após longa trajetória e lembra apoio de Mário Covas


Ex-prefeito e ex-deputado federal rememora origem do partido, episódios marcantes e critica os rumos da legenda em Rondônia

Porto Velho, Rondônia – Após décadas de filiação ao Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), o ex-prefeito de Porto Velho e ex-deputado federal José Guedes anunciou sua saída da legenda. Fundador do partido em âmbito nacional, estadual e municipal, Guedes teve papel destacado no processo de implantação da sigla em Rondônia.

Antes mesmo da consolidação do PSDB como força política no país, Guedes foi o primeiro a assumir a presidência estadual da legenda em Rondônia. Em 1990, tornou-se o primeiro candidato ao Governo do Estado pela sigla, liderando a votação na capital. Dois anos depois, em 1992, foi eleito prefeito de Porto Velho, o primeiro pelo partido. Na ocasião, também marcou a história como o prefeito mais jovem a comandar o Executivo municipal da capital rondoniense.

Ao formalizar sua saída, Guedes mencionou o nome de Mário Covas, um dos fundadores e primeiro presidente nacional do PSDB, como figura de referência pessoal e política. “Chegou a hora de sair. Minha referência política sempre foi Mário Covas, um político honesto e trabalhador”, afirmou.

Ele relatou episódios que evidenciam a proximidade com Covas. Segundo Guedes, o então governador de São Paulo o telefonou duas vezes, inclusive em um momento de dificuldade financeira ao fim do mandato como deputado federal. “Mesmo sendo governador de São Paulo, ele me ligou duas vezes e, após o final de meu mandato de Deputado Federal, em parceria com o então Senador José Richa, ex-Governador do Paraná, quitou um saldo devedor de passagens aéreas que eu tinha deixado, porque meu último salário ficou retido pelo Plano Collor”, relatou.

Além dos telefonemas, Guedes guarda uma lembrança simbólica: “Recebi dele um cartão postal que guardo com carinho, que ele se enviou quando eu era feirante.” O ex-prefeito também recordou as visitas de Covas a Porto Velho, tanto durante sua campanha à Presidência quanto em apoio à sua candidatura à Prefeitura.

Durante o anúncio de sua desfiliação, Guedes destacou iniciativas que marcaram o período em que esteve vinculado ao PSDB. Entre elas, mencionou a criação do Plano Real, a implantação de medicamentos genéricos, a privatização do sistema de telefonia, a promulgação da Lei de Responsabilidade Fiscal e a recusa, por parte do partido, em negociar concessões de rádio e TV durante os trabalhos da Assembleia Constituinte.

No entanto, ele criticou decisões recentes da legenda, especialmente em relação às eleições mais recentes. “Em 2022, o partido negou legenda para minha postulação ao Governo de Rondônia e ainda queimou sua própria candidatura à Presidência da República.”

Ao encerrar sua fala, o ex-parlamentar indicou que pretende seguir em nova direção política. “O futuro que se desenha para PSDB de Rondônia está longe do que desejo para nosso Estado e como os partidos são feitos de pessoas, me unirei com pessoas que eu sinta mais afinidades políticas.”

Fonte: Rondônia Dinâmica

Postar um comentário

0 Comentários