
Ato musical neste domingo (21) deve reunir milhares de pessoas na praia do Rio contra propostas que limitam investigações e beneficiam políticos - © Getty
Três ícones da música brasileira – Caetano Veloso, Chico Buarque e Gilberto Gil – confirmaram presença em uma manifestação contra a anistia e a PEC da Blindagem, marcada para este domingo (21), na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro. O ato terá apresentações musicais dos artistas e promete atrair grande público.
Aprovada nesta semana na Câmara dos Deputados, a PEC da Blindagem dificulta a investigação de parlamentares. Pelo texto, deputados e senadores só poderão ser processados após autorização do próprio Legislativo. Além disso, a proposta restabelece a possibilidade de votação secreta para abrir processos criminais contra parlamentares.
Nas redes sociais, artistas batizaram a proposta de “PEC da Bandidagem”. Caetano Veloso, por meio do movimento 342 Artes, liderado por sua esposa e empresária Paula Lavigne, convocou a mobilização.
“A PEC da Bandidagem tem que receber uma resposta socialmente saudável, uma manifestação de que grande parte da população não admite um negócio desse”, declarou em vídeo publicado no Instagram.
Além da PEC, a Câmara também aprovou a urgência do projeto de lei da anistia, que busca reduzir ou até livrar de punição os condenados pelos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Manifestações semelhantes estão sendo organizadas em outras capitais brasileiras. Para Caetano, a união contra a PEC da Blindagem ganha ainda mais peso diante do debate sobre a anistia. A presença conjunta de Chico, Gil e Caetano – nomes centrais da história da MPB – marca um momento raro e de forte simbolismo político e cultural no país.
0 Comentários